Jornal O Liberal de Americana

Mural de Artigos

Aqui,
​Duas matérias e uma entrevista à NET da cida de de Americana sobre o filme  
 "Quando os homens dormem". Filme independente produzido pela BlueOXFilmes, produtora que deu origem à Intra7 Filmes. 

Entrevista NET Americana

Jornal JB José Bonifácio

Matérias do filme "Quando os homens dormem"

 

  
Cinema na cidade natal
23/05/2012  11:57 Luciano Assis
http://www.liberal.com.br/noticias/3878B39F557-cinema_na_cidade_natal

Os domingos foram movimentados na Casa Hermann Müller durante os meses finais de 2011.

Logo nas primeiras horas da manhã o local se transformava em um set de cinema,

onde dezenas de atores e equipe técnica dividiam espaço para as filmagens do longa-metragem

"Quando os Homens Dormem", um trabalho independente da produtora Blue Ox Filmes, de São Paulo,

com coprodução do americanense Vinicius Tardelli.

As gravações e montagem estão prontas e já teve até uma sessão especial para convidados na Associação Cultural Fábrica das Artes no começo deste mês. Mas novas exibições devem ser agendadas no município em breve. "Em paralelo a isso também vamos começar a inscrever o filme no circuito de festivais. Achamos que o trabalho tem potencial", adianta Tardelli.

O filme é um suspense ambientado num manicômio. Um crime leva um médico a desvendar o acontecido através de sua convivência e de histórias envolvendo 12 internos, que em sua maioria são vividos por atores de Americana.

"O diretor Clayton Sangregorio estava com esse plano de filmar no interior e eu indiquei Americana, porque temos bons profissionais de teatro. Ele gostou da ideia, assim como o produtor Marco Faustino", explica Tardelli.

O segundo passo foi escolher as locações e a Sectur (Secretaria de Cultura e Turismo) do município acabou cedendo o Casarão Hermann Müller para as filmagens aos domingos. "Todo mundo trabalhou de graça e com muito empenho", conta o coprodutor, reforçando que atores de São Paulo completaram o elenco de protagonistas.

Entre os atores americanenses escalados nos papéis mais destacados estão Marcelo Porqueres, Glaucia Neves, Isaías Brugneroto e o próprio Tardelli, que também atua na trama.
Região
Apesar de Americana não ter grande tradição de cinema e, no momento, nem ao menos ter uma sala em funcionamento, o município já foi cenário de várias produções, algumas de grande destaque nacional.

A maior produção a se utilizar de espaços em Americana para filmar foi o bem sucedido "Chico Xavier", de Daniel Filho. A equipe de filmagem esteve por aqui em agosto de 2009, rodando cenas em uma antiga tecelagem do bairro de Carioba. As imagens gravadas aqui duram poucos segundos na tela, mas o possível para se ver de relance até alguns figurantes locais.

Outro filme que eternizou as ruas de Americana é o recém-lançado vencedor do Festival de Cinema de Pernambuco, "À Beira do Caminho", que tem direção de Breno Silveira, cineasta responsável também pelo sucesso "2 Filhos de Francisco" (2006). O ator João Miguel e uma equipe de aproximadamente 50 pessoas rodaram imagens na Praça Basílio Rangel e na Avenida da Saudade.

O ator e diretor Selton Mello chegou a analisar lugares em Americana para receber cenas do filme "O Palhaço", que além do próprio Selton, tem o veterano Paulo José como protagonista. Ele passou uma tarde pela Casa Hermann Müller, mas acabou optando por espaços em Campinas e Paulínia.

Destinamos este mural à publicações relacionadas ao audiovisual.

Envie seu texto ou material que, após fase de seleção por nossa equipe, publicaremos

Intra7 Filmes

Coletivo de Cinema Independente Profissional